O Terceirão do Energia é puxado, mas funciona. Estudar aqui é escolher uma escola que conta com um destacado time de professores, um excelente material didático, muitos serviços ao aluno e atendimento e conforto incomparáveis.
Com foco especialmente voltado para as exigências do ENEM e dos vestibulares, nossos alunos fazem uma revisão geral de todo o conteúdo do Ensino Médio e ainda contam com aulas de assistência, monitoria, simulados, revisões e aulões de véspera. Além disso, damos ênfase à redação, que tem sido cada vez mais determinante nos resultados dos concursos.
Complementarmente temos um Serviço de Psicologia muito atuante, que oferece desde auxílio aos alunos para trabalharem sua ansiedade nas provas, como também os orienta na organização dos estudos. O Serviço ainda promove a Semana das Profissões, além de visitas às universidades.
Reflexo direto de toda essa atenção é o desempenho de nossos alunos no ENEM. Há 14 anos somos a Escola com o melhor desempenho de Florianópolis, conquistando a 1ª colocação em Florianópolis e a 2ª colocação em Santa Catarina em 2017 e 2018. Além dos mais de 20 anos do Energia tendo as maiores aprovações nos vestibulares de Santa Catarina.
O Ensino Médio do Energia é puxado, mas funciona. Oferecemos um currículo amplo e diversificado, em que todos podem desenvolver suas potencialidades, indo além dos modelos tradicionais. A grade curricular está embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, realizamos atividades e projetos no período regular e no contraturno escolar, para que o estudante possa explorar outras possibilidades de aprendizado.
Reflexo direto disso é o desempenho de nossos alunos no ENEM. Há 14 anos somos a escola com o melhor desempenho, conquistando a 1ª colocação em Florianópolis e a 2ª no estado de Santa Catarina em 2017, 2018 e 2019.
Buscamos construir no Colégio Energia um espaço riquíssimo e de múltiplas interações, em que cada indivíduo é respeitado como um sujeito de direito, independentemente de diferenças individuais, (socioeconômicas, culturais, étnicas ou religiosas), pois uma educação que visa contemplar a pluralidade, advinda de diversos contextos, tem como eixo norteador ações que desenvolvam o respeito à diversidade e variedade cultural. Para que se concretize na prática essa concepção de uma educação mais equânime, nosso planejamento prioriza a construção de saberes por intermédio de vivências, propiciando o desenvolvimento das potencialidades educacionais de forma dialógica. Em nossa época, a escola assume o papel relevante como meio eficaz de educação e, na realidade atual, como instrumento de resgate de valores.
A transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental é um momento delicado, caracterizado por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, especialmente a mudança do modelo de professor generalista para o de professores especialistas de diferentes componentes curriculares.
Para que esse desafio inicial seja superado, fortalecemos a autonomia dos alunos, e oferecemos condições e ferramentas necessárias para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
O sistema de Ensino Energia compreende os estudantes dessa fase como sujeitos em desenvolvimento, com singularidade e formações identitárias e culturais próprias. Consideramos, ainda, sua inserção na cultura digital, não apenas como consumidores, mas como protagonistas e produtores de conteúdo, envolvidos diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal.
Nesse cenário, a escola e os educadores firmam o compromisso de estimular a reflexão, a análise aprofundada e o desenvolvimento de uma atitude crítica, ao mesmo tempo em que precisam ser capazes de compreender e incorporar as novas linguagens ao ambiente escolar.
Por fim, é nosso papel contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao futuro, como também com a continuidade dos estudos no ensino médio.
Em uma época de grandes transformações no mundo são as ações pedagógicas que, focadas em autonomia intelectual, compreensão das normas e interesse pela vida social, tornam nossos alunos aptos a se expressar, interagir, participar e, principalmente, movimentar-se em busca de um futuro melhor, estabelecendo com excelência relações interpessoais com a natureza, com a história, com as tecnologias e com o ambiente.
Estudar no Ensino Fundamental do Energia é escolher uma escola que conta com destacada equipe de professores, excelente material didático, ampla gama de serviços ao aluno e atendimento e conforto incomparáveis, tornando a transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental uma experiência enriquecedora.
No Sistema de Ensino Energia a Educação Infantil atende as crianças de 4 e 5 anos de idade, compreendendo os níveis de ensino Infantil IV e V.
Nossas atividades estão centradas nos eixos estruturantes das práticas pedagógicas baseadas na BNCC, onde enfatizamos as interações e as brincadeiras. Trabalhamos com a finalidade de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento segundo os princípios da Educação Infantil:
• Convivência
• Brincadeiras
• Participação
• Exploração
• Autoconhecimento
Neste processo contínuo as crianças vivenciam e articulam suas experiências e saberes com os conhecimentos que fazem parte do meio cultural, artístico, ambiental, social, científico, tecnológico e emocional, tornando o desenvolvimento cognitivo indissociável do socioemocional.
Complementando essa proposta, o material didático agrega práticas, vivências, experimentos e investigações significativas e prazerosas, preparando os alunos para etapas posteriores. Nossa destacada equipe de professores, a ampla gama de serviços aos familiares a ao aluno e o atendimento e conforto incomparáveis fazem do Energia uma excelente escola para seu filho.