Sistema

      O Ensino Médio já prepara os alunos para os moldes de trabalho que ele desenvolverá no Pré-Vestibular ou no Terceirão. O material didático é apostilado, e o cuidado com as instalações físicas e com o nível da equipe de professores é rigoroso. Os projetos especiais para os estudantes de Ensino Médio desenvolvidos pelo Energia lhes dão muito mais chances de sucesso no vestibular.
     O Extensivo é um pré-vestibular que prepara mais longa e profundamente os alunos. Tem início em março e término em novembro, quando começa o Superintensivo.
      O Terceirão faz os estudantes ganharem um ano em sua vida: podem concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, se prepararem para o vestibular. No final, cursam o Superintensivo, já incluído no Terceirão, para uma revisão final de todo o conteúdo.
      Com início em março e em agosto, o compacto Semiextensivo pode ser feito no primeiro semestre, ideal para os vestibulares de inverno, ou no segundo semestre de cada ano.
      O Intensivo compreende oito semanas de aula e é direcionado a novos alunos. De duração intermediária, é mais curto que o Semiextensivo e mais longo que o Superintensivo, ideal para os indecisos, para os atrasados e também para os apressadinhos.
      Concluídos os cursos de mais um ano, inicia-se o Superintensivo, uma revisão global de todo o conteúdo. Também pode ser cursado separadamente e dura cerca de um mês (vai de novembro até dezembro, quando se inicia o vestibular da UFSC).