GABARITOS -
LISTA DE EXERCÍCIOS -
CURIOSIDADES -

 

COMO SE FORMAM AS IMAGENS EM TELAS DE CRISTAL LÍQUIDO


Fonte: Revista VEJA na Sala de Aula (15/10/2003)


VOCÊ SABIA?

01. Os primeiros pontos fixos escolhidos para construção de termômetros, foi de tomar a temperatura mais fria do inverno e a mais quente do verão, com o intervalo entre elas dividido em 80 espaços iguais, ou graus. Mais tarde, as referências escolhidas foram a temperatura da neve num inverno rigoroso e a temperatura do corpo das vacas e cervos. Mas temperaturas de neve e de vacas definitivamente não eram pontos fixos satisfatórios, e várias sugestões foram feitas até que fossem adotados, no século XVIII, o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água.

02. A temperatura do espaço sideral é muito baixa, podendo congelar um corpo em questão de segundos. A sua temperatura é de 3K ou -270,15ºC. Entre as temperaturas mais altas em nosso universo, estão as temperaturas de algumas estrelas, que podem atingir valores de até 109K. De acordo com o famoso Guinness, o livro dos recordes, a temperatura mais baixa registrada pelo homem foi atingida em outubro de 1989 pelo Laboratório de Baixas Temperaturas da Universidade Tecnológica de Helsinki - Finlândia, pela equipe chefiada pelo professor Olli Lounasmaa. A marca atingida foi de 2 x 10-9, ou seja, dois bilionésimos de Kelvin acima do zero absoluto (0,000000002).

03. Embora seja frio ao toque, o gelo é um ótimo isolante térmico. Os habitantes originais das regiões polares fazem suas moradias com blocos de gelo. Quando o iglu é forrado interiormente com peles de foca, a habitação torna-se bastante confortável. As aves e os mamíferos se utilizavam de vários recursos para manter sua temperatura corpórea constante. Entre estes recursos está o de arrepiar os pêlos (ou penas), para formar uma camada isolante de ar entre eles. Um mergulhador ou um surfista usa a mesma idéia quando veste uma roupa de neoprene. A roupa abriga a formação de uma camada de água entre a pele da pessoa e a própria roupa, que irá funcionar como isolante térmico.

04. A aurora boreal, um fenômeno comum no Pólo Norte, é um plasma. Ela é conseqüência de explosões solares, que enviam à Terra uma grande quantidade de partículas em alta velocidade (vento solar), que ao interagir com a atmosfera e com o campo magnético terrestre, libera luzes coloridas.

05. Quando o professor de Física explica os processos de transmissão de calor (condução, convecção e irradiação), ele sempre afirma que em dias quentes é mais agradável utilizarmos roupas claras ao invés de escuras, pois as roupas claras refletem a radiação que o sol emite.
Os beduínos não pensam desse jeito. Em sua cultura é comum usarem roupas escuras, mesmo durante o dia, onde a temperatura pode chegar aos 45º C.
Mas será que eles não sabem que roupas escuras esquentam mais? Ou será que existe uma explicação para eles usarem roupas escuras?  Por que alguém que queira evitar o calor para sobreviver no deserto vestiria um manto negro?
Pesquisas têm mostrado que um manto negro dos beduínos absorve muito mais luz solar do que um manto branco. Em média sua temperatura será 6º C maior do que a do manto branco.
A explicação é que os mantos negros esquentam o ar dentro de si. Este ar sobe e deixa o manto pelas aberturas superiores, enquanto o ar externo entra pelas aberturas inferiores para ocupar o lugar do ar que sai. Assim, o manto negro aumenta a circulação de ar e mantêm o beduíno mais frio do que uma pessoa que estivesse usando o manto branco. De fato, uma roupa clara pode até fazer o beduíno se sentir mais confortável, pois uma brisa passa continuamente pelo corpo. Mas na verdade os beduínos não estão preocupados em se proteger da radiação, e sim em usá-la a seu favor, intensificando as correntes de convecção de ar dentro da roupa.

Ilusões Ópticas | Emissão de Ondas | Conversões Métricas