Projeto Vereador Mirim

Na noite de segunda-feira, 28 de novembro, ocorreu o encerramento do Projeto Vereador Mirim de 2011, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, cujo objetivo é fazer com que os vereadores mirins compreendam a importância do voto e o papel do vereador. O Sistema de Ensino Energia foi representado pelo aluno Vitor Arouca Xavier, estudante do 7º ano.

 

 

 

Campeonato de xadrez

Nesta quinta, 24 de novembro, a turma do 9º ano, orientada pelo professor Martinho, realizou as finais do campeonato de xadrez. Essa atividade é trabalhada continuamente durante o ano e tem uma importância vital para a estrutura do pensamento humano, além de desenvolver o raciocínio lógico e estimular o estudo de matemática.

 

 

 

Berçário pinta o sete

Para resgatar todos os elementos de desenvolvimento utilizados durante o ano, a turma do Berçário realizou no último dia 18 de novembro a atividade "Pintando o sete", coordenada pelas professoras Letícia e Aline. Utilizando do giz de cera à tinta guache, com manuseio livre, as crianças se deliciaram com a nova experiência.

 

 

 

Cores e formas

A turma do Berçário realizou várias brincadeiras e movimentos, no dia 11 de novembro, com o objetivo de perceber texturas, cores e formas. As atividades foram conduzidas pelas professoras Letícia e Aline.

 

 

 

Halloween

No dia 31 de outubro, os alunos do Infantil e do Fundamental I comemoraram o Halloween (dia das bruxas) com uma aula especial. Foram trabalhados os costumes, vocabulário, histórias, vídeos, brincadeiras e confecção de máscaras, típicos dessa data. As crianças vieram para o colégio com fantasias, deixando a aula ainda mais animada.

 

 

 

Aula Lego – Braille

Os alunos do 8º ano realizaram a montagem do Lego "Braille". Na aula orientada pela professora Thais, de Geografia, pela professora Débora, de Língua Portuguesa, e pelo laboratorista Cássio, os estudantes tiveram a oportunidade de pesquisar sobre a importância do sistema Braille para os deficientes visuais. 

 

 

 

Aula Lego - Reciclagem

Os alunos do 6º ano realizaram a montagem do Lego "Esteira Seletora". Na aula orientada pela professora Thais, de Geografia, pela professora Lorena, de Matemática, e pelo laboratorista Cássio, os estudantes tiveram a oportunidade de pesquisar sobre a reciclagem de resíduos e observar o quanto de recursos naturais é preservado quando a reciclagem é realizada. 

 

 

 

Massinha de modelar

No dia 28 de outubro, as turmas do Infantil 1, 2 e 3, junto com suas professoras, reuniram-se na Sala de Artes para mais um momento de integração com o manuseio da massa de modelar. A atividade é de grande importância para a Educação Infantil, pois possibilita o desenvolvimento da coordenaçao motora fina, da criatividade, da socialização e da expressão corporal e artística.  

 

 

 

Aventura nos Sete Mares

Dando continuidade ao projeto Meio Ambiente, os alunos do 2º ano deram início à criação dos personagens da história “Aventura nos Sete Mares”, no dia 21 de outubro. Os personagens farão parte do teatro que representará essa produção escrita coletivamente, com objetivo de estimular a expressão oral dos estudantes e de ajudá-los a ampliar seu potencial linguístico dentro da norma culta. A atividade foi orientada pela professora Jovana.  

 

 

 

Passeio na Escola do Mar

No dia 19 de outubro, os alunos da turma do Infantil 3 e suas professoras Cristiana e Janaína fizeram uma visita à Escola do Mar, em São José, na Grande Florianópolis. A instituição trabalha para a preservação da vida marinha e do meio ambiente. Lá, as crianças assistiram teatro de fantoches e vídeo sobre a preservação da natureza, além de observarem aquários com animais marinhos e objetos feitos de material reciclado.  

 

 

 

Contação de História

As turmas do Infantil 2 e 3 se reuniram no dia 18 de outubro, na parte externa da sala de aula, para uma contação da história "A Bruxa e o Caldeirão" com a professora Cláudia. Essa prática faz parte das atividades de rotina na Educação Infantil, proporcionando experiências lúdicas e de aprendizado pelo contato que as crianças têm com a tradição da palavra falada e as diferentes culturas por trás das narrativas.  

 

 

 

Divulgação da Gincana Virtual

No dia 7 de outubro, os alunos do 9° ano receberam informações sobre como participar da II Gincana Virtual Encontre sua Energia, divulgadas por um ator representando Albert Einstein. Confira as fotos!  

 

 

 

Aula Lego – Robô Arbóreo

Os alunos do 7° ano realizaram a montagem do Lego "Robô Arbóreo" e pesquisaram sobre manejo sustentável, desmatamento e reflorestamento, além de revisarem os conteúdos trabalhados em sala sobre Domínios Morfoclimáticos. A aula foi orientada pela professora Thais, de Geografia, e pelo laboratorista Cássio. 

 

 

 

Aula Lego – Fósseis

Os alunos do 6º ano realizaram a montagem do Lego "Escavadeira". Na aula orientada pela professora Thais, de Geografia, pela professora Lorena, de Matemática, e pelo laboratorista Cássio, os estudantes revisaram os conteúdos aprendidos em sala sobre as camadas da Terra e pesquisaram sobre os fósseis. 

 

 

 

Aula Lego – Radar

Os estudantes do 8º ano realizaram a montagem do Lego "Radar" e pesquisaram sobre os radares de trânsito e as multas aplicadas aos motoristas que excedem as velocidades monitoradas por esses equipamentos. A aula foi orientada pela professora Thais, de Geografia, pela professora Débora, de Língua Portuguesa, e pelo laboratorista Cássio.

 

 

 

Planetário

Sob a orientação da professora Mirian e do professor André, as crianças do 1° ano do Ensino Fundamental tiveram acesso a informações e curiosidades a respeito do Sistema Solar no Laboratório de Ciências. Com o auxílio do Lego "Robótica", os alunos conheceram os movimentos da Terra, identificaram as estações do ano e o dia e a noite.

 

 

 

Boneco de alpiste

Para observar as etapas do desenvolvimento das plantas e estudar mais sobre a formação dos seres vivos, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental fizeram o boneco de alpiste. Utilizando meia-fina, água e serragem, as crianças plantaram as sementes de alpiste e acompanharam diariamente o desenvolvimento dos brotos, com a mediação da professora Mirian.

 

 

 

Aula de Artes - Primavera

A turma do Infantil 2 desenvolve sua habilidade motora fina com a dobradura de tulipas e amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação sobre as formas da natureza e as produções artísticas. A atividade foi orientada pelas professoras Simone, Cláudia e Patrícia, no dia 28 de setembro, no Laboratório de Artes.

 

 

 

Sorria: é primavera!

Para vivenciar a alegria da primavera, os alunos do Ensino Fundamental l realizaram atividades de teatro, jogral e contação de histórias com seus aventais na biblioteca da escola, na sexta-feira, 23 de setembro. Essas atividades ajudam a despertar o interesse das crianças pela preservação do meio ambiente e das diversas formas de vida e como garantir sua sobrevivência.

 

 

 

Limpando as praias

A quantidade de lixo jogado em locais inapropriados revela a falta de conscientização do homem quanto à preservação da natureza. O lixo que não é reciclado pode parar nas praias, contaminando a areia e a água. Daí a importância da reciclagem, necessária para a manutenção da qualidade de vida humana e para a preservação dos recursos naturais. Para conferir de perto o estado em que se encontra a praia, a turma do Infantil 2, das professoras Cláudia e Patrícia, fez uma "vistoria" no dia 26 de setembro.

 

 

 

Hora do Canto

No dia 22 de setembro, as turmas da Educação Infantil recepcionaram seus pais com a Hora do Canto, sob a orientação do professor Reginaldo e de suas respectivas professoras. A atividade propicia momentos em que as crianças estimulam sua memória e inteligência, trocam experiências e integram-se com o grupo.

 

 

 

Dia da Árvore

A turma do Infantil 1 comemorou  o Dia da Árvore (21 de setembro) e a chegada da Primavera (23 de setembro) com atividades ao ar livre, orientadas pelas professoras Lêda e Cecilia, mostrando o quanto é importante o estudo da natureza e seus fenômenos.

 

 

 

Nascimento da Margarida

Para comemorar a chegada da primavera na última sexta-feira, 23 de setembro, as professoras Letícia, Lêda, Claudia e Cristiana e a bibliotecária Ana Lúcia realizaram uma Hora do Conto especial, com a história do Nascimento da Margarida, entre as turmas do Berçário, Maternal e Infantil 1, 2 e 3. A Hora do Conto é um momento de incentivo à criatividade, à imaginação e ao gosto pela leitura.

 

 

 

Semana do folclore

A turma do Infantil 2 participou com alegria e interesse das atividades na Semana do Folclore, na qual foi selecionado o escritor Monteiro Lobato, estudioso do folclore brasileiro e bastante conhecido entre as crianças. Elas confeccionaram a máscara da "Cuca" e fizeram as deliciosas rosquinhas da "Tia Nastácia" na Sala de Gastronomia, relembrando os personagens mais famosos daquele autor, que fazem parte do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

 

 

 

Primavera

Enfatizando a mudança de estação e clima com a chegada da primavera, a turma do Berçário preparou um ambiente de referência com muitas cores e sorrisos, desejando boas-vindas.

 

 

 

Formas geométricas

As professoras Letícia e Aline propuseram situações lúdicas e diversificadas para a turma do Berçário, com o intuito de despertar nas crianças a curiosidade pelo mundo das formas geométricas. Utilizando desde o ambiente digital ao mundo do faz de conta em papel colorido, trabalharam a noção lógico-matemática.

 

 

 

Massinha

Na última sexta-feira, dia 16 de setembro, a turma do Berçário foi para a cozinha fabricar sua própria massinha de modelar. Acompanhadas pelas professoras Letícia e Aline, as crianças aprenderam a compartilhar, dividir e experimentar e também trabalharam com cores, enfatizando a tonalidade azul, e os diversos ingredientes necessários para o preparo. 

 

 

 

Papel reciclável

No dia 18 de agosto os alunos do 2º ano deram continuidade ao projeto sobre o meio ambiente, reciclando papel e desenvolvendo hábitos conscientes e de cidadania. Orientados pelos professores Jovana e André, eles reaproveitaram o papel resíduo já utilizado, transformando-o artesanalmente em um novo papel que serviu para confeccionarem cartões. Assim, perceberam a necessidade de diminuir o desperdício dos recursos naturais.

 

 

 

Aula Lego - Roda gigante

Os alunos do 9º ano utilizaram o Lego na montagem de uma roda gigante, durante a aula de Ciências desta segunda-feira, 22 de agosto, no Laboratório de Informática. Sob orientação do professor André Eduardo Pinto e do laboratorista Cássio, a experiência serviu para os estudantes praticarem os conteúdos de física sobre trabalho mecânico, Leis de Newton e tipos de máquinas.

 

 

 

Aula Lego - Movimentos da Terra

Os alunos do 6º ano realizaram a montagem do Lego "Planetário". Na aula orientada pela professora Thais, de Geografia, pelo professor Alceu, de Ciências, e pelo laboratorista Cássio, os estudantes revisaram os conteúdos aprendidos em sala sobre os Movimentos da Terra, observando a rotação, a translação e os eclipses. Puderam, ainda, calcular o afélio e o periélio da montagem.

 

 

 

 

Gastronomia

As crianças do Infantil 2 fizeram um delicioso e nutritivo bolo de cenoura, em uma atividade que faz parte do projeto “Alimentação”, na sala de Gastronomia, no dia 20 de junho. Acompanhadas pelas professoras Cláudia e Patrícia, elas puderam conhecer os valores nutritivos dos alimentos e a origem de cada ingrediente do bolo (alimentos industrializados e naturais).

 

 

 

 

Pé na estrada do conhecimento - Parte I

Dando início aos projetos de viagens de estudos do ano letivo de 2011, os alunos do 6º ano viajaram para o norte de Santa Catarina. Em São Francisco do Sul, visitaram o Museu do Mar e o Centro Histórico – onde uma guia local explicou um pouco da história da cidade – e puderam observar as semelhanças e diferenças com a colonização portuguesa de Florianópolis. Em Joinville, os alunos observaram a organização da cidade que é a maior do Estado e fizeram uma visita à Escola do Teatro do Balé Bolshoi, onde conheceram parte da rotina dos alunos que se especializam na arte da dança. A viagem foi encerrada com entretenimento no novo shopping de Joinville.

 

 

 

Bolo de banana

Nesses dias de frio, nada como um delicioso bolo para nos aquecer e nos reunir para uma animada folia. Foi o que fez a turma do Infantil 1, das professoras Lêda e Cecília, no dia 29 de junho. No espaço gastronômico do Colégio, todos ajudaram a preparar um maravilhoso bolo de banana com canela e aveia, tornando a tarde alegre e descontraída.

 

 

 

Hábitos de higiene

No dia 1° de junho, a turma do Maternal teve uma aula de aprendizagem dos hábitos de higiene. A professora Adriana contou com a colaboração da coordenadora pedagógica Luciana para preparar um banho de bonecas, com muita água, sabonete, esponja e xampu. Cada criança lavou sua boneca e finalizou secando, vestindo e arrumando os cabelos.

 

 

 

Sistema digestório - 2º ano

Junto com a professora Jovana e o laboratorista de Ciências André, os alunos do 2º ano realizaram uma aula prática sobre o sistema digestório, na quarta-feira, dia 1° de junho. Divididos em grupos, os estudantes desempenharam a função de cada órgão do sistema digestório, aprendendo de forma divertida e lúdica como ocorre a digestão e a importância de uma alimentação saudável para o bom funcionamento do organismo. Ao final da aula, foi feita uma simulação de como os alimentos são distribuídos para todas as partes do corpo pelo sistema circulatório.

 

 

 

Natureza-morta

Os alunos do 6° ano tiveram uma aula diferente para entenderem melhor o gênero de pintura denominado natureza-morta, que se caracteriza pela representação de alimentos, utensílios, flores e outros objetos dispostos sobre uma superfície ou organizados em vasos. Sob a supervisão da professora Doris Speck, os estudantes foram divididos em pequenos grupos e criaram um arranjo tridimensional de uma natureza-morta com diversos elementos. Cada aluno desenhou a composição de seu ponto de vista, observando atentamente as formas, cores e texturas. A aula aconteceu no dia 6 de junho e o resultado revelou trabalhos diferenciados, originais e personalizados.

 

 

 

 

Mitos indígenas

Complementando as atividades de Língua Portuguesa, os alunos do 7º ano realizaram a leitura do livro “Mitos indígenas”, de Betty Mindlin, e, em trabalhos individuais, orientados pela professora Tatiana Russo de Campos, selecionaram contos relacionados aos variados mitos tratados pela autora. Depois, os estudantes criaram maquetes, desenhos e esculturas como suporte para a explanação individual ao grupo, em uma dinâmica realizada no dia 3 de junho.

 

 

 

Medidas de um sólido

Para problematizar o conteúdo de áreas e volumes de figuras, o professor de Matemática Michelsch realizou uma aula sobre planificação e determinação das medidas de um sólido e conversões de medidas, no dia 8 de junho. Os alunos do 7° ano trouxeram caixas de creme dental e sabonetes para fazer o trabalho em sala, calculando as áreas e os volumes desses objetos.

 

 

 

Higiene bucal

A turma do Infantil 1, das professoras Lêda e Cecília, participou de uma aula envolvente e dinâmica no Laboratório de Ciências. O laboratorista André tirou as dúvidas das crianças sobre higiene e saúde dental, com explicações lúdicas e simples. As crianças fizeram novos experimentos, mostrando como é bom ter uma boca saudável.

 

 

 

 

Pirâmide alimentar 2

As crianças do Infantil 2 estudaram em sala a importância de uma alimentação saudável, bem como os valores nutritivos dos alimentos. No laboratório de Ciências, construíram a pirâmide alimentar com os lanches que trouxeram de casa, aprendendo a classificar os alimentos de uma forma lúdica. A aula foi orientada pelas professoras Cláudia e Patrícia, com o auxílio do laboratorista André, no dia 18 de maio.

 

 

 

Sistema digestório

Divididos em grupos, os alunos do 5º ano realizaram no dia 25 de maio uma aula prática sobre o sistema digestório, aprendendo de forma divertida como ocorre a digestão dos alimentos em nosso organismo. A atividade foi coordenada pela professora Lorena e pelo laboratorista André e teve como principais objetivos despertar a curiosidade e ampliar o conhecimento dos estudantes.

 

 

 

Ambiente gastronômico: gelatina

No último dia 23 de maio, as crianças do Berçário participaram do preparo e degustação da gelatina. Sob orientação das professoras Letícia e Aline, a aula contribuiu para enriquecer os sentidos, estimulando a visão (cor vermelha), o tato (noção de temperatura quente/frio), o paladar e o olfato.

 

 

 

Cápsula do tempo

No dia 18 de maio, a turma do 6º ano desenvolveu uma atividade sobre fontes históricas a partir dos objetos pessoais dos alunos. Eles colocaram seus objetos dentro de uma caixa, junto com uma carta apontando o significado que atribuíram a cada item escolhido e suas expectativas para o fim deste ano. A caixa será aberta novamente no final de 2011 para ver se os objetos ainda são importantes e se as metas foram cumpridas. Essa é uma forma de os estudantes compreenderem que são sujeitos históricos e que seus objetos também fazem história. A atividade foi coordenada pela professora Gisele Meriz.

 

 

 

 

Teatro Egípcio

No dia 18 de maio, a professora Gisele Meriz desenvolveu com a turma do 8º ano peças teatrais envolvendo temas como arqueologia, artes e ciências, principais mitos, deuses egípcios e outros relacionados ao Egito Antigo. Dessa forma, os alunos se familiarizaram com o tema e perceberam que há influências no presente que partem de épocas remotas.

 

 

 

Raciocínio lógico

Com objetivo de desenvolver e estimular o raciocínio lógico-matemático, a professora Jovana orientou os alunos do 2º ano na construção de um ábaco, feito com material de sucata. Os estudantes também participaram do jogo Stop para usar e compreender melhor o valor posicional dos algarismos no Sistema de Numeração Decimal. A atividade foi realizada no dia 17 de maio.

 

 

 

Amido nos alimentos

Na quarta-feira, 11 de maio, os alunos do 4º ano visitaram o Laboratório de Ciências para uma aula prática sobre identificação de amido nos alimentos. Foram feitos experimentos com frutas, farinha de trigo, pão e cebola. Os estudantes acrescentaram uma solução de Lugol nos alimentos e através da observação da coloração puderam identificar a presença ou não de amido. A experiência gerou uma discussão sobre a importância dos alimentos energéticos em nossa dieta alimentar.

 

 

 

Geoplano

Visando tornar o conteúdo de geometria plana mais fácil de assimilar, o professor Michelsch (Matemática) e o laboratorista de Ciências ajudaram a turma do 7º ano a construir um geoplano. O objeto é formado por uma placa de madeira com pregos cravados formando uma malha composta por linhas e colunas, como pode ser observado nas fotos. A atividade foi realizada no dia 6 de maio, propiciando aos alunos a exploração dos polígonos através da construção e visualização, facilitando o entendimento dos conceitos e cálculos de áreas e perímetros, sem a utilização de fórmulas.

 

 

 

Dobraduras

No dia 28 de abril, o professor de Matemática Michelsch João da Silva desenvolveu com a turma do 7º ano uma atividade com recortes e dobraduras para demonstrar que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo resulta em 180 graus. Após a conclusão da atividade prática a demonstração foi efetuada algebricamente usando a lousa, permitindo ao aluno construir o conhecimento partindo do concreto para o abstrato.

 

 

 

Os cinco sentidos

Alunos do Infantil 3 tiveram uma aula no Laboratório de Ciências, no dia 27 de abril, para aprenderem a reconhecer a utilização dos cinco sentidos em nosso dia a dia. As atividades foram coordenadas pelas professoras Cristiana e Janaína e pelo laboratorista André.

 

 

 

Gastronomia

A turma do Infantil 2 teve uma aula prática de gastronomia para vivenciar a Páscoa, participando de uma oficina de chocolates. A atividade foi realizada no dia 15 de abril, sob coordenação das professoras Cláudia e Patrícia.

 

 

 

 

Easter Bunny

Os alunos do Infantil 2 trabalharam músicas e vocabulário em inglês referente à Páscoa e, em seguida, junto com a professora Betina, confeccionaram a máscara do Easter Bunny. Com a máscara, fizeram jogos de mímica e outras brincadeiras, todas na língua inglesa.

 

 

 

 

Barco viking

No dia 8 de abril os alunos do 9o ano realizaram a montagem de um barco viking com o uso do Lego e auxílio da professora Thais (Geografia) e do laboratorista Cássio (Informática). Eles realizaram o desafio e uma pesquisa sobre os países originados pelos vikings.

 

 

 

Sanduíche natural

Os alunos do 1o ano tiveram uma aula de gastronomia na cozinha da escola no último dia 4 de abril. Acompanhados pela professora Mirian, eles prepararam seu próprio lanche, reconhecendo a importância dos alimentos naturais e da higiene durante o preparo.

 

 

Números negativos

Para retomar o assunto dos números negativos, o professor de Matemática realizou com o 9º ano uma atividade no laboratório de informática utilizando o Lego Educacional. No dia 15 de abril, os alunos construíram um elevador e simularam seus movimentos de subida e descida. O professor aproveitou para abordar outros assuntos, como contrapeso e porcentagem de números em notação científica. Ao final da aula, os estudantes preencheram um relatório que servirá como avaliação do aprendizado.

 

 

 

Girafa

Visando problematizar o conteúdo de ângulos, o professor Michelsch (matemática) realizou uma aula no laboratório de informática com a ferramenta Lego Educacional, no dia 14 de abril. Nesta robótica, a turma do 7° ano fez a montagem da girafa e, a partir dos movimentos realizados por ela, estabeleceu as relações com o conteúdo teórico. O relatório dos alunos será avaliado pelo professor.


 

 

 

Partes do corpo

A turma do Infantil 3 teve uma aula no Laboratório de Informática no dia 13 de abril para estudar as partes do corpo humano. Orientados pelo laboratorista Cássio e pela professora Cristiana, os estudantes realizaram atividades e jogos relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilizando recursos como imagens, sons, vídeos, interatividade e animações.

 

 

 

Órgãos dos sentidos

No dia 8 de abril os alunos do 2º ano foram ao laboratório de Ciências para identificar as partes do corpo humano e estudar como ele recebe estímulos do meio através dos órgãos dos sentidos. As atividades envolveram observação, experimentação e brincadeiras como descobrir o alimento através do cheiro, manipular objetos e acertar o rabo do elefante de olhos vendados, colocar cadarço no tênis de papel e experimentar sabores: doce, azedo e salgado.

 

 

 

Pirâmide alimentar

Para estimular o hábito de uma alimentação saudável, a professora Mirian levou os alunos do 1º ano para uma aula no Laboratório de Ciências, no dia 31 de março. O tema abordado foi a pirâmide alimentar, que mostra a importância das frutas e dos legumes nas refeições diárias para obter uma vida mais saudável.

 

 

 

Contação de história

A turma do Infantil 3 teve uma aula de contação de história na terça-feira, 12 de abril, na biblioteca da escola. Sob orientação das professoras Cristiana e Janaína, um estudante é sorteado para relatar o que achou da história levada para casa para ser contada pelos pais ou responsáveis. Nesta semana, a sorteada foi a aluna Bianca, que socializou suas impressões sobre "A Bela Adormecida". Logo após o relato da aluna,  a professora Cristiana contou a história para todo o grupo, incentivando o gosto pela leitura por meio da argumentação, observação e apreciação.

 

 

 

Fábulas

Os alunos do 3° ano pesquisaram sobre fábulas nas aulas de informática e de biblioteca, e confeccionaram aventais para a contação de histórias que acontecerá na Feira do Livro, no dia 16 de abril. O tema é importante e muito prazeroso, pois permite ensinar valores e trabalhar com o lúdico (animais, natureza). Além disso, contribui para que os estudantes compreendam esse gênero textual, incentiva a leitura, a escrita, a reescrita, a produção de texto, e ajuda os alunos a melhorar sua interpretação acerca do que leem e vivem em seu dia a dia, elevando sua autoestima através da arte, da música e da dramatização de textos.

 

 

 

 

Aula prática arqueologia

No dia 4 de abril, os alunos do 8º ano tiveram uma aula prática sobre arqueologia. Eles escavaram um “sítio arqueológico” montado na areia da praia, onde vários objetos foram enterrados pelo professor, em diferentes profundidades, simulando fósseis de diversas eras geológicas. Os estudantes também encontraram outros materiais que foram denominados “vestígios de culturas antigas”, vivenciando assim parte da rotina de um arqueólogo. As atividades foram coordenadas pela professora de história Gisele Meriz e pelo laboratorista de ciências André Eduardo Pinto.

 

 

 

Conhecendo o corpo

No dia 24 de março as crianças do Infantil 1 usaram o material didático do Colégio Energia com o objetivo de evidenciar os conceitos de lateralidade e conhecimento do corpo de forma alegre e cativante. Sob a orientação das professoras Lêda e Cecilia, elas fizeram o carimbo do pé esquerdo com tintas sobre o papel.

 

 

 

Meio ambiente

Para conscientizar os alunos e a comunidade de ações que contribuam para o equilíbrio do meio ambiente, que é fundamental para a vida no planeta, os estudantes do 2º ano participaram de uma saída de campo no bairro Jurerê Internacional, no dia 25 de março. Acompanhados da professora Jovana, da coordenadora Luciana e de um inspetor, eles observaram lixo fora das lixeiras, materiais que poderiam ser reciclados mas não são separados, lixo em terrenos baldios e até dentro do córrego que atravessa o bairro. Com essas observações, dialogaram e argumentaram sobre o comprometimento com o espaço geográfico que os rodeia. A atividade faz parte do Projeto “Meio Ambiente”.

 

 

 

Lego Educacional: vara de pescar

Os alunos do 3º ano tiveram sua primeira aula de Lego. Com muito entusiasmo, fizeram a montagem da vara de pescar e foram para o pátio participar de um concurso de pescaria para desenvolver o trabalho em equipe. Com essa montagem, os estudantes concretizaram o estudo do princípio de estruturas.

 

 

 

Corpo humano

Alunos do 1º ano participaram de uma aula sobre o corpo humano no Laboratório de Ciências, no dia 30 de março. Eles identificaram e nomearam as diferentes partes do corpo e reconheceram os órgãos e suas funções.

 

 

 

 

Passeio em Florianópolis

Acompanhados pela professora Mirian, os alunos do 1º ano visitaram alguns pontos históricos do município de Florianópolis, no dia 17 de março. Eles passaram pelo Forte Santana, Mirante da Ponte Hercílio Luz, Catedral e Praça XV, Mercado Público e Praça da Alfândega. O objetivo era o conhecimento de pontos históricos da cidade e da influência das culturas indígena e açoriana na construção da nossa história.

 

 

 

Jogos e brincadeiras

No dia 27 de março, os alunos do 2º ano, da professora Jovana, participaram de atividades lúdicas como bingo, jogo das equipes e soletrando. As brincadeiras serviram para aumentar a interação entre os estudantes ao mesmo tempo que eles revisavam e fixavam os conteúdos.

 

 

 

Pontos cardeais

No dia 25 de março, a turma do 6° ano construiu uma bússola utilizando rolhas, pratos plásticos, agulhas e ímãs. Com a bússola pronta, os alunos foram levados para o pátio da escola e identificaram os pontos cardeais. A atividade foi orientada pela professora de Geografia,Thais, e pelo laboratorista de Ciências, André.

 

 

 

Gangorra

No dia 25 de março, os alunos do 8° ano revisaram e fixaram o conteúdo dado em sala de aula sobre inequações, construindo uma "balança" com a ferramenta Lego Educacional. O professor Michelsch elaborou um relatório, problematizando o objeto matemático e relacionando a montagem com o conteúdo. Esse relatório foi preenchido pelos estudantes e entregue ao final da aula.

 

 

 

Robótica - elevador

No dia 24 de março, a turma do 8º ano utilizou a ferramenta Lego Educacional no laboratório de informática para revisar o conteúdo de números negativos, previamente discutido em sala. Após a montagem do elevador, os alunos preencheram um relatório elaborado pelo professor Michelsch, que permitiu avaliar a efetiva compreensão do tema. Os estudantes participaram durante toda a aula, demonstrando interesse pela forma diferenciada de abordagem do conteúdo.

 

 

 

Separação de misturas

No dia 21 de março, a turma do 9º ano do Ensino Fundamental teve aula prática de separação de misturas no laboratório de Ciências da unidade Jurerê. Foram propostas diversas situações em que os alunos precisaram decidir qual técnica de separação de misturas seria mais eficiente em cada experimento. Além disso, foi mostrado na prática como é feita uma destilação simples, usando o exemplo de uma solução salina. Os alunos também tiveram a oportunidade de preparar uma decantação usando componentes químicos, sendo orientados pela professora de Ciências Adriana Boell e pelo laboratorista André Eduardo Pinto.

 

 

 

 

Aula de robótica

Os alunos do 6° ano tiveram a primeira aula de robótica no dia 21 de março, quando aplicaram os conceitos matemáticos de velocidade média, comprimento e tempo, ministrados em sala, na construção de um buggy. As atividades foram coordenadas pela professora Lorena e pelo laboratorista Cássio.

 

 

 

Os símbolos na Filosofia

A turma do 7º ano do Ensino Fundamental teve uma experiência diferente na aula de Filosofia com a professora Betina Andriani Felipe. Cada estudante desenhou um símbolo que o representasse. Depois, esses símbolos foram mostrados para a turma em um grande cartaz para que todos pudessem conhecer um pouco mais a respeito de seus colegas e se expressar de forma alternativa.

 

 

 

Vertebrados e Invertebrados

No dia 16 de março, o laboratorista de Ciências André Eduardo Pinto conduziu os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao laboratório para terem contato com animais vertebrados e invertebrados, presenciando na prática as diferenças estruturais entre eles. A aula foi marcada pela dissecação dos animais para o estudo da anatomia interna de cada um.

 

 

 

Aulas de Assistência

Todas as terças-feiras a professora Mirian realiza atividades de assistência com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. As tarefas feitas em sala de aula incluem o manuseio de material concreto, questionamentos e produção escrita que permitem levantar hipóteses, criar, questionar, construir e resolver situações-problema relacionadas ao conteúdo já visto em aula.

 

 

 

Momento da Leitura

A turma do 1º ano do Ensino Fundamental realizou o primeiro Momento da Leitura este ano, na biblioteca da Unidade Jurerê. A atividade acontece todas as quintas-feiras com o manuseio de livros e a hora do conto, quando é possível compartilhar histórias e desenvolver a imaginação, estimulando o gosto pela leitura.

 

 

 

Lego na aula de Matemática

A aula de Matemática ficou muito mais divertida e criativa com a montagem de um carro de corrida usando a ferramenta Lego Educacional. Nesta sexta-feira, 11 de março, os alunos do 9° ano participaram dessa atividade multidisciplinar, acompanhados pelo professor Michelsch.
Ao final, os estudantes preencheram um relatório para a revisão dos conteúdos de razões, notação científica e raízes e houve a introdução do conceito de velocidade média estudado na disciplina de Física.
Relacionando conteúdos, é possível construir o conhecimento de forma dinâmica e significativa.

 

 

 

Crianças usam novo material

No dia 23 de fevereiro, os alunos do Infantil 1 usaram pela primeira vez o material apostilado do Colégio Energia. Sob orientação das professoras Lêda e Cecília, as crianças soltaram a imaginação, usando as tintas com criatividade, e interagiram com alegria e responsabilidade, mostrando muita vontade de usar o novo material.

 

 

 

Tarde da bicicleta

Os alunos da Educação Infantil participaram de uma tarde lúdica na última quinta-feira, dia 24 de fevereiro, no pátio da escola. A tarde da bicicleta serviu para integrar e adaptar as crianças no ambiente escolar e ainda foi motivo de muita diversão.

 

 

 

Bolhas de sabão

O primeiro dia de aula do 3º ano do Fundamental I foi de socialização e interação entre os estudantes. A turma da professora Silvana teve uma tarde especial com músicas e sons da natureza e, como atividade final, foi para o pátio brincar com as bolhas de sabão.

 

 

 

Número PI

No dia 23 de fevereiro de 2011, o professor de Matemática Michelsch propôs ao 8° ano uma aula prática, buscando fundamentar a descoberta do número PI. O objetivo da aula foi problematizar e mostrar uma aplicação dos números irracionais, fazendo da Matemática não uma ciência pura e acabada, mas uma ferramenta cheia de significados e em constante construção.
Os alunos trouxeram objetos circulares, fitas métricas e calculadora para utilização durante as atividades que buscavam aproximação do número irracional PI, uma das constantes universais da Matemática – cujo valor é a razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro.

 

 

 

Plantio e colheita da cenoura

Para compreender a origem dos alimentos e incentivar bons hábitos alimentares, as professoras Lidia e Vanessa e a laboratorista de Ciências Tatiana trabalharam com a turma do Maternal no plantio e na colheita de cenouras.
Na horta do colégio, as crianças participaram da plantação das sementes da hortaliça, acompanhando o processo de germinação até a colheita. O processo começou no dia 2 de junho e terminou no dia 14 de outubro com o preparo de lanches no espaço de gastronomia da escola.
Elas ficaram encantadas e aproveitaram o resultado da plantação para preparar um suco de laranja com cenoura e um bolo de cenoura – alimentos ricos em vitaminas, no espaço de gastronomia, com o auxílio das professoras.

 

 

 

 

Trabalhos 7ª série

Os alunos do 7º ano matutino do Energia – Unidade Jurerê desenvolveram vários trabalhos nas disciplinas de Artes, História e Português durante o 3º trimestre deste ano, orientados pelas professoras Doris Speck, Gisele Meriz e Tatiana Russo. Alguns deles foram: Diário da Princesa Isabel, Ditadura militar, A vida de Getúlio Vargas e Biografia de Elis Regina.
O objetivo principal foi desenvolver a criatividade dos estudantes nessas áreas do conhecimento, seja elaborando textos, interpretando o passado e o presente, ou desenvolvendo suportes para a apresentação de seus trabalhos.

 

 

 

 

Acantonamento

Na noite do dia 5 de novembro os estudantes do 4º ano tiveram a oportunidade de confraternizar com colegas e professores, trabalhando em equipe no momento das brincadeiras e de arrumar os pertences e os jogos. O acantonamento teve como proposta desenvolver hábitos de cortesia, respeito e a convivência de grupo. A atividade foi um sucesso. Em breve, mais fotos em nossa seção de Eventos.

 

 

 

Construção de astrolábio

Os alunos do 9° ano aproveitaram o estudo de trigonometria – um dos ramos mais antigos e versáteis da Matemática, que surgiu essencialmente para resolver problemas de astronomia – para construir um astrolábio. O objeto permitiu aos estudantes determinar alturas e distâncias desconhecidas sem precisar medi-las com fita métrica. Dessa forma, a aula do professor Michelsch serviu para mostrar a importância da trigonometria e promover um espaço de discussão e problematização do ensino desse conteúdo.

 

 

 

 

Halloween Fundamental I

No dia 29 de outubro, durante as aulas de Inglês do Ensino Fundamental I, foi celebrado o Halloween. Para contextualizar a data foram realizadas diversas atividades e jogos sobre o tema. Fantasiados de vampiros, bruxas, fantasmas, entre outros, os alunos comemoraram a data com muita animação.

 

 

 

 

Proerd

De setembro a novembro, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ministrado pelo 2° Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina Jailson Aureliano Franzen. Realizado por policiais treinados e preparados para desenvolver o lúdico, o programa tem metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes, transmitindo mensagens de valorização à vida e sobre a importância de manter-se longe das drogas. Os alunos receberão o certificado de participação no dia 9 de novembro, às 19 horas.

 

 

 

 

O Tangram na Matemática

O uso de material lúdico em sala de aula é uma estratégia eficaz para que a aprendizagem aconteça de forma interessante e prazerosa. Um exemplo é o Tangram – um quebra-cabeça chinês formado por sete peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo) e que pode ser reunido para montar figuras geométricas.

Os alunos do 3º ano utilizaram o Tangram para criar uma história, construindo os personagens com as peças. Eles identificaram e classificaram as formas geométricas, o que os ajudou a entender conceitos de número e operações, além de educar a atenção, despertar interesse por mais conhecimento e trabalhar a interdisciplinaridade. A atividade foi conduzida pela professora Silvana.

 

 

 

Aprendendo equações com Lego

Os alunos do 7º ano fizeram uma revisão do conteúdo de Matemática sobre equações construindo uma balança de dois pratos com a ferramenta Lego Educacional, no Laboratório de Informática. A aula conduzida pelo professor Michelsch foi realizada nesta quarta-feira, 3 de novembro, e terminou com a realização de um relatório feito pelos estudantes, com o objetivo de fixar o conteúdo e ligá-lo às demais áreas do conhecimento, comparando as equações com outros temas estudados ao longo do ano.

 

 

 

 

Corpo humano

Uma das atividades desenvolvidas no Laboratório de Ciências durante o último trimestre do ano envolveu conhecimentos sobre a constituição do corpo humano, órgãos e esqueleto. A aula foi organizada pelas professoras do Infantil 2, Tatiana, Cláudia e Manoella no dia 27 de outubro.

 

 

 

Pequenos Gourmets

A turma do Infantil 1 participou do Projeto Pequenos Gourmets, cujo objetivo é trabalhar temas ligados à alimentação e à formação de bons hábitos alimentares. Sob orientação das professoras Lêda e Cecília, as crianças foram ao espaço gastronômico do Colégio e prepararam deliciosos pães de queijo. Além de passarem por momentos agradáveis de integração e brincadeiras, elas aprenderam sobre higiene alimentar, formas, sabores, texturas, culinárias típicas do Brasil e até noções matemáticas na hora de dividir a massa e colocar os pães na forma.

 

 

 

Halloween com o Infantil

As turmas do Infantil da Unidade Jurerê se divertiram com o tema do Dia das Bruxas, ou Halloween, durante as aulas de Inglês. Em uma sala tematicamente decorada, os alunos aprenderam sobre a cultura e os costumes dessa festa típica anglo-saxônica, ouviram uma história, assistiram a vídeos, brincaram e cantaram músicas sobre o assunto. No final, produziram máscaras e fantasmas de brinquedo, trabalhando o respectivo vocabulário na língua inglesa.

 

 

 

 

A matemática no cotidiano

Entender os conceitos da matemática fica muito mais simples quando conseguimos relacionar a teoria com atividades cotidianas, construindo um conhecimento mais sólido e de utilidade prática. Foi isso que os alunos do 6º ano fizeram ao estudar o conceito de área, sob a orientação da professora Lorena Xavier. Eles pesquisaram preços e tamanhos de pisos cerâmicos e simularam esses revestimentos com papéis coloridos em pequenas maquetes que representavam peças de uma casa.  

 

 

Visita à Comcap

As turmas da Educação Infantil (Infantil 1, 2 e 3) foram visitar a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), no dia 18 de outubro, para conhecer e compreender a importância da reciclagem do lixo. A saída de estudos foi acompanhada pelas professoras dessas turmas.

 

 

Conhecendo os presidentes

Relacionar acontecimentos passados com os dias de hoje permite aos estudantes ampliar seu senso crítico e sua compreensão histórica acerca do cenário político brasileiro. Por isso, os alunos do 5º ano fizeram uma pesquisa sobre os presidentes da República Velha, com objetivo de conhecer suas principais realizações e relacioná-las às propostas dos atuais candidatos à presidência nas eleições de 2010.

O trabalho foi realizado em duas etapas e acompanhado pela professora Lorena. Na primeira fase, os alunos pesquisaram na biblioteca sobre a figura dos presidentes e as realizações durante seus mandatos. Em um segundo momento, confeccionaram os bustos dos presidentes com argila, sob a orientação da professora de Artes Simone.

 

 

Horta

Conhecer o processo de cultivo da cenoura - desde a plantação das sementes, germinação e colheita - foi o objetivo das atividades que terminaram em 29 de setembro, quando os alunos do Infantil 2 colheram as hortaliças e as levaram para casa para degustarem junto com a família. As aulas foram conduzidas pelas professoras Tatiana, Cláudia e Manoella, na horta da escola.

 

 

Estudando as reações químicas

Os alunos do 9º ano tiveram uma aula prática sobre reações químicas, no Laboratório de Ciências, no último dia 27 de setembro. Com as atividades desenvolvidas pelas professoras de Ciências e de Laboratório, Adriana Boell e Tatiana, respectivamente, os estudantes experimentaram a teoria e ampliaram o conhecimento sobre os conteúdos científicos estudados: tipos de reações químicas, equação química, balanceamento, combinação, cálculo de massa, matéria, átomos e moléculas.

 

 

Brincadeiras criativas com sucata

O aproveitamento de sucatas foi o tema da aula do Maternal no último dia 15 de setembro. Os pequenos observaram como é rico e prazeroso brincar com material reutilizado, pois é necessário ter muita imaginação e criatividade. O uso da corda e dos bambolês contribui para desenvolver a coordenação muscular, a agilidade, o equilíbrio, a percepção, a orientação e a estruturação.

A professora Ana Cristina Amorim C. de Brida acompanhou a turma nessa aula descontraída realizada no pátio gramado do Colégio Energia, durante a aula de Educação Física.

 

 

Encontro Marcado Maternal

As crianças da turma do Maternal participaram do Projeto Encontro Marcado, nos dias 21 e 23 de setembro, apresentando a dramatização das músicas “As árvores balançam” e “A linda rosa juvenil” para todas as turmas da Educação Infantil.

A coordenação dos trabalhos foi feita pelas professoras Lidia e Vanessa, na sala multiuso da unidade Energia Jurerê. O objetivo principal foi valorizar a natureza homenageando o Dia da Árvore (21/09) e o início da primavera (23/09).

 

 

Robótica 7ª e 8ª séries

Estudantes das turmas do 7º e do 8º ano participaram de uma aula de Matemática diferente no dia 23 de setembro. Com a ajuda do professor Michelsch e do laboratorista Cássio, eles construíram um elevador e uma gangorra com a ferramenta Lego Educacional, no Laboratório de Informática. O professor relacionou a construção do objeto com o conteúdo teórico ministrado anteriormente. Foram feitos relatórios, evidenciando a prática dos conteúdos de inequações e números negativos.

A aula de Robótica é interessante porque permite a revisão de conteúdos e promove a construção do conhecimento de forma inovadora e dinâmica.

 

 

Terrário


Estudantes do 4º ano, acompanhados das professoras Denise e Tatiane, construíram um terrário no Laboratório de Ciências para observarem como ocorre a relação entre os seres dentro de um ecossistema. A atividade chamada “ecossistema engarrafado” despertou interesse e ficará exposta em sala de aula para ser observada diariamente.

O trabalho contribuirá para que os alunos pensem e construam o próprio conhecimento a partir de estímulos multidisciplinares, refletindo também sobre a interação do homem com o meio ambiente.

 

 

Higiene bucal

Alunos do Infantil 2, acompanhados pelas professoras Tatiana, Cláudia e Manoella, tiveram um reforço sobre a importância da higiene bucal e de se manter hábitos saudáveis. As atividades foram realizadas no Laboratório de Ciências no dia 15 de setembro.

 

 

Mesa de Pintura

Aplicar na prática os conceitos de raio, diâmetro e centro da circunferência e compreender melhor os elementos dessa forma geométrica fica mais fácil quando os estudantes aprendem a utilizar o compasso. O assunto foi desenvolvido na Mesa de Pintura da aula de Robótica, com os alunos do 6º ano que trabalharam a construção da circunferência. As atividades aconteceram durante as aulas de Matemática no dia 15 de setembro e foram coordenadas pelos professores Lorena (Matemática) e Cássio (Informática).

 

 

Atividades gastronômicas

No dia 26 de agosto, as professoras do Infantil 2, Cláudia e Manoella, levaram as crianças para o Espaço Gastronômico do colégio, onde produziram as rosquinhas de coco da Tia Anastácia, aproveitando para desenvolver de modo prático atividades do material didático.

 

 

Comic Strip – Histórias em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos transformam o hábito da leitura em uma atividade divertida e prazerosa, ainda mais quando usada como meio para aprofundar o domínio em outra língua. Com o objetivo de estimular a produção textual em inglês de maneira informal, os alunos das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade em equipe de produção de histórias em quadrinhos em inglês.

O trabalho, cuja temática era livre, foi realizado sob a orientação do professor de inglês Julian. Os alunos abusaram da criatividade e da imaginação na hora de montar os Comic Strips (histórias em quadrinhos em inglês)que estão expostos no hall de entrada do Colégio em Jurerê.

 

 

 

Semana do Folclore

No período de 16 a 20 de agosto a turminha do Infantil 1, sob orientação das professoras Lêda e Cecilia, desenvolveram várias atividades em comemoração à Semana do Folclore. Durante a semana, os pequenos participaram ativamente das aulas, que contou com música, dobraduras e atividades do Material Didático Energia.

O intuito foi o de valorizar tradições e lendas do folclore, além de trabalhar com personagens clássicos da literatura infantil de Monteiro Lobato, como o Saci e a Cuca.  Depois as professoras se fantasiaram como esses dois personagens do Sítio do Picapau Amarelo e fizeram várias brincadeiras no pátio do Colégio.

 

 

 

Projeto Fruta

Durante os meses de julho e agosto, a turminha do Berçário do Colégio Energia, com a companhia das professoras Letícia, Aline e Tatiana, aprendeu lições importantes sobre como ter uma alimentação saudável. Elas trabalharam temas como odor, cor, textura, além de explorarem diversos ambientes com o intuito de propor um contexto lúdico e significativo aos pequenos.

 

 

 

O Sistema Solar

O céu é o limite e os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, juntamente com a Professora Silvana Alves, foram conduzidos a uma inesquecível “viagem” pelo Sistema Solar. Depois de realizarem várias pesquisas sobre o tema na sala de Informática, os alunos foram para o Laboratório de Ciências e confeccionaram um lindo painel na sala de aula onde o conteúdo foi trabalhado.

O projeto despertou a curiosidade das crianças e, por meio dele, brincando e aprendendo, eles conheceram mais sobre os planetas, especialmente o Planeta Terra, a Lua, o Sol, as galáxias, as estrelas e os cometas. A atividade serviu também para conscientizar e alertar sobre os problemas enfrentados pelo nosso planeta e assim pensar em soluções possíveis para a sua preservação.

 

 

 

Dobraduras - O lobo, as borboletas e as flores
 
Com o objetivo de trabalhar a produção textual dos alunos e torná-los bons leitores e hábeis escritores, a professora Silvana Alves desenvolveu com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental a história “O lobo, as borboletas e as flores”, que ensinou lições de cidadania e respeito à natureza. As crianças montaram dobraduras sobre os personagens enquanto ouviam a história. O trabalho com dobraduras permitiu que os alunos trabalhassem a coordenação motora com entusiasmo e muita criatividade.

 

 

 

Hora do Conto - Cachinhos Dourados

A hora do conto é um momento de demonstrar o quanto a leitura pode ser uma coisa gostosa. O livro envolve a criança, estimulando a criatividade, a curiosidade, a imaginação e a capacidade de escuta, além de criar hábitos que desenvolvem o intelecto e a cognição. Para encerrar o primeiro semestre letivo de 2010, as professoras da Educação Infantil Cristiane, Lêda, Lídia e Letícia fizeram a dramatização do conto clássico Cachinhos dourados e os três ursos.

 

 

 

Projeto Jogando com Polinômios

No dia 8 de julho de 2010, o professor de Matemática Michelsch João da Silva confeccionou com a turma do 8º ano um jogo da memória de polinômios: produtos notáveis e fatoração. Com isso, ele busca revisar o conteúdo, fixá-lo e promover com os alunos uma aula mais atrativa e agradável. Por ser feito em grupos, ainda desenvolve o senso de cooperação e a autonomia dos alunos.

Sabe-se que os jogos podem contribuir muito para a formação de nossos alunos, seja por carregar uma motivação específica ou por auxiliar a aquisição de competências e ha bilidades em diferentes contextos. Além disso, promovem a autonomia e o desenvolvimento da construção de diferentes tipos de representações. O professor pode potencializar as situações de ensino-aprendizagem a partir do uso de jogos em sala de aula. É importante mencionar que a utilização de jogos didáticos não dispensa a mediação do professor no decorrer das atividades. É necessário fazer as conexões do antes e do depois para que a atividade possa atingir seus objetivos didático-pedagógicos.

Fazemos (professor e aluno) parte de uma peça em que atuamos como atores principais. E essa peça pode ser melhorada a cada dia com a troca de informação, com a inovação, com a descoberta e com a vontade de fazer diferente. É fundamental acreditar que o jogo pode contribuir para que o processo ensino-aprendizagem seja produtivo e agradável tanto para o educador quanto para o educando. Finalizando, o jogo pode ainda ser uma última alternativa para que o aluno possa estar não apenas revisando, mas fazendo a compreensão do conteúdo. Dessa forma, o jogo se torna uma ferramenta para a aquisição do objeto matemático (conteúdo).

 

 

Aula de Laboratório de Ciências

No dia 7 de julho de 2010 os alunos do 5o ano, junto as professora Lorena e Tatiane, realizaram no Laboratório de Ciências uma maquete do sistema respiratório, utilizando materiais descartáveis. O objetivo desse trabalho é fazer com que os alunos vivenciem no concreto como é o funcionamento do nosso organismo.

 

 

Aula de Robótica

No dia 7 de julho de 2010 os alunos do 6º ano, junto com as professoras Lorena e Andrenizia, realizaram na sala de informática a construção do Jipe Lunar, projeto inserido nas aulas de robótica. O objetivo da aula era que os alunos relacionassem o conteúdo de Razão através das Frações. Para isso, os alunos registraram a variação do espaço percorrido pelo carrinho e o tempo para tal realização, calculando efetivamente a velocidade média.

 

 

Trânsito

A turma do Infantil 3, acompanhada das professoras Cristiana, Janaína e Simone, realizou um passeio de estudos pelos arredores da escola para reconhecimento de sinalizações de trânsito e construção de uma maquete sobre o trânsito. Durante a semana de 5 a 9 de julho, houve momentos de aprendizagem que envolveram os alunos no trabalho preventivo sobre o trânsito, mostrando sua utilidade, seu funcionamento e sua importância na sociedade. Com essa atividade, além de conhecerem as sinalizações de trânsito e conscientizarem-se sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, os estudantes aprenderam mais sobre o valor do trabalho em grupo.

 

 

Rosas Coloridas

A turma do 6º ano do Ensino Fundamental participou de uma atividade muito interessante no Laboratório de Ciências. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a observação do transporte de água nas plantas, os alunos, orientados pelos professores Alceu e Tatiane, colocaram rosas brancas num recipiente com água misturada ao corante vermelho. Eles puderam verificar as alterações após um período de 24 horas e compreenderam como ocorre o transporte de líquidos nas plantas ao constatar a coloração avermelhada apresentada nas pétalas, folhas e também no interior do caule.

 

 

 

Momento de leitura - 1º ano (2)

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental continuam a participar semanalmente de atividades que estimulam o gosto pela leitura. Todas as quartas feiras, eles se reúnem na biblioteca da Escola, junto com a professora Mirian e a bibliotecária Simone, e ficam livres para manusear os livros, ler e compartilhar histórias e desenvolver a imaginação.
O hábito de ler se adquire desde pequeno, logo no início da alfabetização, e proporciona momentos de descontração e prazer, pois os livros são responsáveis por um sentimento de bem-estar.
Nesses momentos na biblioteca, são trabalhados diversos temas, como respeito, amor, amizade e responsabilidade, com base nas histórias das obras que são interpretadas oralmente.

 

 

Bolo de Laranja

Com o intuito de conhecer diversos tipos de textos, entre eles a receita (gastronomia), os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, sob orientação da professora Mirian, foram ao espaço gastronômico do Colégio Energia ajudar a preparar um bolo de laranja. Durante a atividade, eles leram, interpretaram e identificaram as quantidades descritas na receita para o preparo do bolo. Além de passarem por momentos agradáveis de integração e entrosamento, reforçaram o aprendizado sobre os tipos de textos e a descrição das medidas na hora de calcular as quantidades dos ingredientes utilizados.

 

 

 

 

Os sentidos

Os seres humanos possuem cinco sentidos fundamentais, que são: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam a nossa interação com o mundo exterior. Para reforçar o aprendizado sobre os sentidos, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da Professora Mirian, foram ao Laboratório de Ciências. Lá os pequenos identificaram, por meio de diversas experimentações, o uso das sensações como meio de relacionamento com o ambiente, com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc.).


 

 

Visita à Estação de Tratamento de Água da Casan (ETA – Jurerê)

 

A turma do 4o ano do Ensino Fundamental, acompanhada das professoras Denise e Tatiane, realizou uma saída de estudos até a Estação de Tratamento de Água da Casan (ETA – Jurerê) para conferir como ocorre o processo de tratamento da água que chega até nossas casas. A visita reforçou a importância da utilização da água (nossa principal fonte de sobrevivência) de forma consciente e contribuiu para a preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

 

 


 

 

Experimentos no Laboratório de Ciências

Os alunos do 4o ano do Ensino Fundamental, sob a orientação das professoras Denise e Tatiane, realizaram diversos experimentos no Laboratório de Ciências. O objetivo foi compreender como funcionam na prática algumas das teorias estudadas em sala de aula. Durante a atividade prática, eles levantaram hipóteses e compartilharam as experiências feitas. Depois, ao voltarem para a sala, organizaram as conclusões obtidas e descreveram no material didático de Ciências os conceitos e os relatos da atividade no Laboratório.


 

 

Visita à Comcap

A turma do 4º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da professora Denise, foi conhecer a sede da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), empresa responsável pela coleta de lixo e pela limpeza e manutenção da cidade. Durante a visita, os alunos puderam acompanhar o processo pelo qual passam os resíduos depois da coleta da Comcap. Atentos, eles ouviram a explicação do monitor presente durante a visita, que falou sobre a importância da coleta seletiva de lixo e do controle de geração de resíduos. O lixo que não é separado adequadamente acaba sendo jogado nos aterros, por onde ficam por muitos e muitos anos prejudicando o meio ambiente. O passeio serviu para conscientizar as crianças sobre novas práticas que evitam a degradação do Planeta.

 


 

 

Projeto Pequenos Gourmets

A turminha do Infantil 1, sob orientação das professoras Lêda e Cecilia, participou do Projeto Pequenos Gourmets, cujo objetivo é trabalhar temas ligados à alimentação e à formação de bons hábitos alimentares. As crianças foram ao espaço gastronômico da Escola e prepararam uma saborosa e nutritiva salada de frutas. Além de passarem por momentos agradáveis de integração e entrosamento, aprenderam algumas noções de cores, formas, sabores, texturas e até proporções matemáticas na hora de medir as quantidades das frutas utilizadas.

 


 

 

Alterações emocionais na pré-adolescência

A transição da infância para a adolescência envolve uma série de mudanças físicas e psicológicas. Com o intuito de orientar os alunos nessa fase e esclarecer suas dúvidas, a professora Lorena e a psicóloga Tatiana desenvolveram atividades muito produtivas com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental.
Na sala de aula, elas e os alunos trabalharam as diversas questões  importantes sobre as transformações  físicas e psicológicas dessa fase de crescimento, assim como as diferenças emocionais ao longo do desenvolvimento da criança e do adolescente.

 


 

 

Exposição Semana do Meio Ambiente

Os alunos do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) participaram da Semana do Meio Ambiente, realizada no Colégio Energia na primeira semana de junho. Eles confeccionaram e expuseram cartazes informativos que abordam reflexões sobre a ação do homem na natureza, ações em favor da preservação do meio ambiente, como o combate ao desperdício de água e à extinção da fauna. Além disso, os alunos criaram brinquedos feitos de sucata, destacando a importância da reciclagem e da reutilização de materiais.

O objetivo da Semana é despertar uma consciência mais crítica na utilização dos recursos naturais e promover a conscientização de que as nossas atitudes refletem diretamente no planeta.

 


 

 

Viagem de estudos para  Urussanga e Criciúma – 7º ano

No dia 28 de maio, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, acompanhados pela professora Thais Pinheiro (Geografia), realizaram uma viagem de estudos para o sul catarinense. Eles conheceram as cidades de Urussanga e Criciúma.
Em Urussanga, eles aprenderam sobre os traços da colonização italiana durante a visita pelos pontos históricos, como o Museu Histórico Municipal e a Vinícola Mazon.  Os alunos foram também à Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), onde puderam conhecer a Estação Metereológica e as áreas de cultivo e pesquisa do instituto.
Já em Criciúma, os estudantes visitaram a fábrica de revestimentos cerâmicos Cecrisa e acompanharam todo o processo de produção da cerâmica. 

 


 

 

Sopa de letrinhas com legumes

No dia 28 de maio, a turma da Educação Infantil III, sob a orientação das professoras Cris e Janaína, foi ao espaço gastronômico da Escola com o objetivo de estimular desde cedo os pequenos a criar bons e saudáveis hábitos alimentares.
Eles fizeram uma deliciosa sopa de legumes desde o começo, ajudando a preparar os ingredientes, reconhecendo as letras no macarrão e aprendendo ao longo da atividade que uma alimentação saudável faz parte de uma boa qualidade de vida. 

 


 

 

Alimentação saudável

A turma do Infantil 2, sob a orientação das professoras Cláudia, Manoela e Tatiana, desenvolveu um trabalho muito especial com o objetivo de buscar uma alimentação mais saudável.
Eles primeiramente tiveram uma explicação sobre os tipos de alimentos e classificaram o seu próprio lanche em uma pirâmide alimentar montada na sala. Os alunos puderam aprender a diferenciar os alimentos industrializados e naturais. Depois foram ao espaço gastronômico do colégio e prepararam versões caseiras e naturais de refrescos feitos de frutas e legumes – como laranja, limão, cenoura, couve e capim-limão – que posteriormente foram servidos para professores e colaboradores da escola.

 


 

 

Artes: Projeto África - Indumentárias

O continente africano sempre foi rico em cultura e história. O modo de se vestir dessa região também representa essa riqueza cultural. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a África, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram ao Laboratório de Informática pesquisar e montar apresentações em slides sobre as indumentárias de alguns dos mais relevantes países africanos. Os estudantes tiveram a orientação da professora de Artes, Dóris, e da responsável pelo Laboratório, Sheila. Depois que o material foi finalizado, os alunos apresentaram os trabalhos para a classe, promovendo a troca de informações e reforçando o aprendizado

 


 

 

Vegetação Brasileira

Com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a diversidade da vegetação brasileira, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora Lorena, montaram maquetes com os vários tipos de formações vegetais do país. Essas maquetes estiveram em exposição na cantina da escola para apreciação de todos do Colégio.

 


 

 

Viagem de estudos para Blumenau e Pomerode - 8º ano

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, acompanhados pela professora de Geografia Thais Pinheiro, fizeram uma viagem de estudos para as cidades de Blumenau e Pomerode,  no Vale do Itajaí. Eles foram observar as características da colonização alemã na região e tiveram a oportunidade de conhecer o Jardim Zoológico e a Casa do Imigrante Carl Weege em Pomerode, além de uma fábrica de cristais em Blumenau.

 


 

 

Aula de espanhol: Alfajores

Aprender uma língua é mais do que falar uma palavra de formas diferentes. É também conhecer costumes, gostos e culturas distintas das que vivemos em nosso dia a dia. Assim, ampliamos nossos horizontes para diferentes realidades, o que é fundamental num mundo globalizado como o de hoje.

Pensando assim, as aulas de Espanhol com a professora Carola, além de serem muito produtivas, são muito saborosas! As crianças aprendem mais sobre cultura latina e hispânica preparando deliciosos alfajores, guloseima muito popular em países como Argentina, Chile e Uruguai. Com a ajuda da professora, os alunos prepararam a massa, cortaram as formas e untaram as assadeiras. Mais tarde, depois de assarem, eles rechearam as peças com doce de leite e cobriram com chocolate derretido. No final, depois de tudo pronto, eles provaram e se deliciaram com a iguaria.

 


 

 

Preparando gelatina vermelha

Com o intuito de enfatizar o desenvolvimento cognitivo de forma lúdica e ao mesmo tempo propiciar momentos de descontração, as professoras Letícia e Aline foram com os pequenos do Berçário até o Espaço Gastronômico da Escola, onde prepararam uma deliciosa gelatina. O objetivo principal foi reforçar o reconhecimento da cor vermelha e vincular a gelatina, rica em proteína, a novos hábitos alimentares saudáveis.

 


 

 

Lançamento do livro Santa Catarina em Quadrinhos

Os alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, acompanhados das professoras Denise e Lorena, foram convidados especiais para o lançamento do livro Santa Catarina em Quadrinhos, do ilustrador Eduardo Oliveira. A obra é uma adaptação original de História de Santa Catarina para ler e contar, cuja trama narra a trajetória de grandes heróis e datas importantes que levaram à formação do Estado de Santa Catarina. O evento foi realizado na livraria Paper Moon, na Lagoa da Conceição. Os livros foram autografados pelo ilustrador, que mostrou um pouco do seu talento desenhando e contando suas técnicas de desenho e ilustração.

 


 

 

Alimentação Saudável – Pão Caseiro

Ter uma alimentação saudável é um dos temas trabalhados ao longo do ano com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental. Para reforçar e ampliar os estudos com essa temática, os alunos foram ao Espaço Gastronômico da Escola e ajudaram a preparar um delicioso pão caseiro feito com aveia, farinha integral e açúcar mascavo. A atividade foi orientada pela professora Denise e contou com a colaboração de Estela, mãe da aluna Haudrey.
Durante a atividade, foi explicada a diferença entre a farinha branca e a integral, o açúcar branco e o mascavo. Os alunos puderam sentir e provar os tipos de ingredientes e saborearam um pão quentinho e saudável no final.

 


 

 

Viagem de estudos para Joinville e São Francisco do Sul – 6º ano

No dia 30 de abril, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, acompanhados pela professora de Geografia Thais Pinheiro, fizeram uma viagem de estudos para o norte de Santa Catarina. Eles visitaram as cidades de São Francisco e Joinville para conhecer alguns pontos de visitação importantes.

Em São Francisco do Sul, por exemplo, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Nacional do Mar e visitar o tradicional porto da cidade durante um passeio de escuna. Já em Joinville, os alunos visitaram a fábrica Metalsul, especializada na fabricação de ferramentas, além da renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que é a única escola fora da Rússia filiada ao famoso Ballet Bolshoi.

 


 

 

Lego Educacional: Vara de pescar – Parte 2, Ação!

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental tiveram a primeira aula utilizando o Lego Educacional, sob orientação da professora Silvana Alves. Eles fizeram a montagem de uma vara de pescar e aprenderam alguns conceitos de estruturas. Ao final da montagem, a turma foi dividida em equipes e os grupos foram para o pátio participar de um campeonato de pesca.

 


 

 

O jogo e a matemática

O jogo é uma atividade social, específica e fundamental, que garante a interação e a construção de conhecimentos da realidade de forma prazerosa, ou seja, aprende-se brincando. Dessa forma, desempenha um papel pedagógico importante e significativo durante a escolaridade, principalmente no processo ensino-aprendizagem das séries iniciais.

De acordo com especialistas em educação, a dinâmica lúdica enriquece a formação da personalidade humana, agindo eficientemente na vida cooperativa do grupo, e ajuda a criar uma ordem social plena de vida.  Para isso, a turma do 3º ano do Ensino Fundamental, sob orientação da professora Silvana Alves, trabalhou com um jogo para desenvolver novas habilidades nos exercícios matemáticos de adição e subtração. A proposta de trabalho teve como intuito usar o jogo como forma de construção do conhecimento, unindo aprendizado e diversão.

 


 

 

Projeto Encontro Marcado: Dia do Índio

A turma do Infantil I, sob a orientação das professoras Lêda e Cecilia, participou do Projeto Encontro Marcado, que promove ao longo do ano performances e apresentações de uma turma da escola para  outros alunos, e tem como intuito promover a integração e socialização entre os estudantes. Como no mês de abril comemorou-se o Dia do Índio (dia 19), os pequenos  se apresentaram cantando músicas indígenas em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil. Depois, a professora Lêda contou às crianças a Lenda da Mandioca (conhecida também como aipim). Completando a celebração, foram servidas porções de aipim para degustação e para as crianças levarem para casa a fim de saboreá-las com os familiares.




 

 

Plantando feijões

Para observar as etapas do desenvolvimento das plantas e estudar mais sobre a formação dos seres vivos, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com a ajuda das professoras Nádia e Tatiane, foram ao Laboratório de Ciências e fizeram a experiência do feijão. Utilizando terra, feijões, água e muito carinho, as crianças plantaram as sementinhas e estão acompanhando o desenvolvimento dos brotos.


 

 

Fósseis

Os fósseis são os restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados pela natureza. Para compreender como funciona a formação dessas peças tão importantes para o estudo da ciência e da história, a turma do 6º ano foi ao Laboratório de Ciências, e sob a orientação das professoras  Patrícia e Tatiane os alunos simularam a produção de fósseis utilizando conchinhas da praia de Jurerê.


 

 

O esqueleto

Para reforçar o conteúdo aprendido sobre o corpo humano, a turma do 2o ano do Ensino Fundamental e as professoras Jovana e Tatiane foram ao Laboratório de Ciências, onde tiveram a oportunidade de observar, por meio de montagem de um móbile feito de recortes e colagem, a constituição do sistema esquelético do corpo humano.


 

 

O corpo humano

Para reforçar o conteúdo aprendido sobre o corpo humano, a turma do 1º ano do Ensino Fundamental e as professoras Miriam e Tatiane foram ao Laboratório de Ciências, onde tiveram a oportunidade de observar, por meio de montagem de um móbile feito de recortes, pintura e colagem, a divisão do corpo humano e suas respectivas partes: cabeça, tronco e membros.


 

 

Aditivos químicos

O uso de aditivos químicos na produção e conservação de alimentos é um processo muito comum feito pela indústria alimentícia. Com o intuito de analisar e concluir os estudos feitos em sala de aula sobre o uso desses aditivos, a turma do 4º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação das professoras Denise e Tatiane, foi para o Laboratório de Ciências fazer uma experiência com feijões, utilizando algumas  técnicas de conservação de alimentos com uso de aditivos.


 

 

Meu primeiro livro emprestado

Com o intuito de estimular a leitura e o manuseio dos livros, além de incentivar o senso de responsabilidade e cuidado entre os pequenos, a turminha do Infantil I, sob a supervisão das professoras Lêda e Cecilia, levou pela primeira vez para casa livros emprestados da biblioteca da Escola. A data escolhida para o empréstimo não podia ser mais apropriada: 23 de abril, Dia Internacional do Livro.   


 

 

Descobrindo o corpo humano através de atividades lúdicas 

O desenvolvimento das crianças envolve várias descobertas, entre as quais o descobrimento e reconhecimento do corpo humano, primeiro passo para a construção da identidade e da formação do indivíduo. Para trabalhar esse conteúdo em sala de aula com a turma do Infantil 3, as professoras Cris e Janaína promoveram diversas atividades lúdicas que têm como objetivo conhecer e identificar algumas das principais funções do corpo, desenvolvendo os sentidos e a coordenação motora.


 

 

Eu – Pintura com digitais

A turma do Infantil 2 participou de uma atividade muito interessante na aula de Artes do dia 14 de abril. Sob a orientação da professora Simone e utilizando somente a pontinha dos dedos e muita tinta guache, eles usaram a criatividade para criar desenhos pontilhados. A atividade teve como objetivo observar as digitais como parte do reconhecimento de si próprio como indivíduo.

 

 

 

Robótica Educacional - 7º ano: Girafa

A turma do 7º ano reuniu-se dia 7 de abril no Laboratório de Informática para participar da primeira aula de Robótica Educacional. A turma foi dividida em grupos e teve como tarefa montar uma girafa.
O desafio era fazer com que o animal se locomovesse. O objetivo do trabalho foi relacionar o conteúdo sobre meio ambiente trabalhado na disciplina de Língua Portuguesa.

 

 

Robótica Educacional - 6º ano: Buggy

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tiveram a primeira aula de Robótica Educacional dia 8 de abril no Laboratório de Informática. Eles foram apresentados ao material do Lego Educacional e orientados a montar um carrinho tipo buggy. Em seguida os estudantes fizeram a programação da peça e puderam medir e calcular fatores como distância e velocidade.

 

 

Momento de leitura - 1º ano

O hábito da leitura se adquire desde pequeno, logo no início da alfabetização. Para proporcionar momentos de descontração e prazer relacionando os livros como responsáveis por esse sentimento de bem-estar, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participam semanalmente de atividades que estimulam o gosto de ler. Todas as quartas feiras, eles se reúnem na biblioteca da Escola, junto com a professora Mirian e a bibliotecária Simone, e ficam livres para manusear os livros, ler e compartilhar histórias e  desenvolver a imaginação. Nesses momentos são trabalhados diversos temas, como respeito, amor, amizade e responsabilidade, com base nas histórias das obras.

 

 

Momento de leitura - Infantil 2

Os momentos na biblioteca da escola são fundamentais para proporcionar aos pequenos o gosto pela leitura. E não é apenas de livros que se faz esse tipo de experiência, mas também de situações, de vivências e de sensações. Para estimular estes momentos de agradáveis descobertas, a turma do Infantil 2 toda sexta-feira se reúne junto com as professoras Cláudia e Manoela na biblioteca para interagir com os livros, compartilhar histórias, e usar a imaginação.



 

 

Matemática Financeira

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram ao Laboratório de Informática para aprender mais sobre os conceitos da Matemática Financeira. O objetivo é orientar os estudantes sobre as principais transações financeiras e bancárias, além de preparar para no futuro saber utilizá-las com compromisso e responsabilidade. Sob a orientação dos professores Michelsch, Sheila e Lorena, eles montaram apresentações em Power Point sobre assuntos relacionados ao conteúdo trabalhado, como conta-corrente, poupança, cartões de débito e crédito, financiamentos, seguros e consórcios.



 

 

Xadrez

Ao longo das aulas, os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Energia estão utilizando o Laboratório de Informática para aprender xadrez. Nesse espaço, utilizando os computadores, eles desenvolvem o raciocínio lógico e aprendem os movimentos das peças nas partidas virtuais.



 

 

Lego Educacional: Vara de pescar

O trabalho desenvolvido com a educação tecnológica viabiliza um novo agir no ensino, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atraente. A fim de desenvolver competências como autonomia, iniciativa, responsabilidade e criatividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental tiveram a primeira aula utilizando o Lego Educacional, sob a orientação da professora Silvana Alves. Com muito entusiasmo, eles fizeram a montagem de uma vara de pescar, em que aprenderam alguns conceitos sobre estruturas.



 

 

Concurso da Bandeira

Com o objetivo de estimular a criatividade e promover a importância de trabalhar conteúdos referentes às datas comemorativas, os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) participaram no dia 08 de abril de um concurso  alusivo aos 284 anos de Florianópolis, comemorado em 23 de março. Os alunos confeccionaram um dos maiores símbolos municipais, a bandeira do município. Depois foi feita a votação entre os próprios alunos para a escolha da bandeira  vencedora, que foi a do aluno do 3º ano, Keone Schaffer Nascimento. O concurso contou com o envolvimento de pais, alunos e familiares e demonstrou o poder de colaboração no exercício de cidadania, favorecendo a troca, a solidariedade e a cooperação.



 

Páscoa no Maternal

A turminha do Maternal comemorou a Semana da Páscoa de uma maneira muito especial no Colégio Energia. Os pequenos pintaram ovinhos na sala de aula e tiveram os rostinhos pintados de coelho. Depois, juntamente com as professoras Lídia e Vanessa, as crianças  procuraram no jardim da escola  cestinhas de Páscoa que estavam escondidas. O objetivo foi proporcionar às crianças o reconhecimento dos símbolos de Páscoa enfatizando a comemoração da data.



 

Páscoa: "Borboletinha foi na cozinha, fazer chocolates para a madrinha"

Com o intuito de vivenciar a semana da Páscoa, os alunos da turma do Infantil 2, sob a supervisão das professoras Cláudia e Manoela, foram ao Espaço Gastronômico do Colégio no dia 30 de março para fazer chocolates. A atividade, chamada "Borboletinha foi na cozinha, fazer chocolates para a madrinha", faz parte do projeto pedagógico do material didático da Escola. Assim, os pequenos modelaram o chocolate derretido nas fôrmas de ovinhos e se divertiram lambuzando e saboreando os ovinhos de páscoa.



 

 

Conhecendo os pontos turísticos da cidade

Com o objetivo de aprender e conhecer mais sobre a cidade, os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da professora Mirian, foram visitar os principais pontos turísticos da região central de Florianópolis.
Eles passearam pelo Forte de Santana do Estreito, pela Ponte Hercílio Luz, pela Praça XV de Novembro e puderam observar a velha figueira, símbolo da cidade.
Depois, os pequenos visitaram o Largo da Alfândega, onde prestigiaram o artesanato de barro vendido no local. As crianças trouxeram cofrinhos e loucinhas de barro para serem pintados durante as aulas de Artes.

 

 

 

Visita ao Parque Ecológico do Córrego Grande (2º ano)

A turma do 2o ano do Ensino Fundamental que, junto com as professoras Lorena e Tatiane, fizeram uma visita ao Parque Ecológico do Córrego Grande. Os alunos caminharam pelas trilhas do parque e puderam observar vários tipos de plantas e animais. Depois, no final, fizeram um delicioso piquenique.

 

 

Mural Aniversário de Florianópolis

A turminha do Infantil I, sob a orientação das professoras Lêda e Cecilia, fez um mural para a sala de aula tendo como tema a cidade de Florianópolis, que completou 284 anos no dia 23 de março. Essa foi a primeira tarefa que os pequenos levaram para fazer em casa e exigiu muito empenho e dedicação dos alunos. O resultado, exposto em sala, foi positivo e deixou as professoras muitos satisfeitas e orgulhosas.

 

 

 

Dia Mundial da Água

Para ressaltar a importância do Dia Mundial da Água (22 de março), o Colégio Energia de Jurerê preparou uma atividade diferenciada.As turmas do Maternal e do Infantil I, II e III, sob a orientação das respectivas professoras regentes, foram ao Laboratório de Ciências, onde foram recepcionadas pela professora Tatiane.Lá os pequenos puderam exercitar a criatividade pintando, desenhando e desenvolvendo trabalhos com a temática da água.O objetivo foi conscientizar desde cedo as crianças sobre a relevância da água para o planeta, além de incentivar e promover o combate ao desperdício de água.

 

 

 

Visita ao Parque Ecológico do Córrego Grande (5º ano)

No dia 17 de março, a turma do 5º ano vespertino do Ensino Fundamental, sob a orientação das professoras Lorena e Tatiane, fizeram uma visita ao Parque Ecológico do Córrego Grande. Além de aproveitar as belezas e a tranquilidade do espaço, o passeio teve como intuito fazer com que os estudantes conhecessem a diversidade da fauna e da flora da Mata Atlântica.

 

 

 

Estudo das células

O Laboratório de Ciências do Colégio Energia em Jurerê é um espaço para vivenciar novas experiências e botar em prática o aprendizado durante as aulas de Ciências e Biologia. A turma do quinto ano vespertino do Ensino Fundamental participou de uma aula especial sobre células, na qual observaram células macroscópicas e microscópicas.

 

 

 

Aula de Surfe

A praia é vizinha do Colégio em Jurerê. Então, nada mais natural que os alunos aproveitem a proximidade do mar e o contato com a natureza para aprender a praticar o surfe. As turmas do 6º, do 7º, do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram no final de fevereiro uma aula demonstrativa do esporte. O intuito foi apresentar e conhecer o surfe como modalidade esportiva, além de esclarecer sobre os diversos estilos de surfar, os equipamentos necessários, etc. Os alunos simularam a subida na prancha e puderam treinar o equilíbrio no X-Board.

 

 

 

Biscoito de Letra

No dia 12 de março, a turma do Infantil 3, sob a orientação das professoras Cris e Janaína, foi ao Espaço Gastronômico do Colégio para fazer e assar deliciosos biscoitos em formato de letras. Além de colocar a mão na massa e de vivenciar momentos lúdicos,  os pequenos puderam exercitar o aprendizado identificando as letras do alfabeto.

 

 

 

Viver Energia!

Há três anos o Colégio Energia de Jurerê oferece o Viver Energia, um projeto de atividades extracurriculares que se integra à proposta do nosso sistema de ensino, com o intuito de oferecer aos alunos atividades esportivas e culturais que possam contribuir para o desenvolvimento das suas potencialidades.

Em 2010, serão oferecidas as modalidades de futebol e dança, divididas por faixa etária, sem custos adicionais ao valor da mensalidade.

Imagens de 2009

Os interessados devem procurar a Secretaria da Unidade 3 (em Jurerê) e fazer a pré-inscrição até o dia 19 de março. Para que o projeto possa se concretizar, é preciso um número mínimo de 1O participantes para cada faixa etária das modalidades. As faixas etárias que atingirem o número mínimo de inscritos iniciarão suas atividades no mês de abril.

Mais informações sobre as atividades, os horários e outras dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria do Colégio Energia de Jurerê.











         Desenvolvido por: www.graficaeditoraenergia.com.br
         Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados
         Informações: 48 2107 5799
Website Energia